Hoje trazemos um pequeno tutorial para Brasfoot 2012, de como fazer patches, a pedido do Gust. Bem, pra quem não sabe, os patches são ligas que podem ser feitas para Brasfoot e disponibilizadas para download. Essa é a forma mais fácil de se obter atualizações para times. Em geral, os patches vêm acompanhados de camisas e escudos, outros acessórios. O número mínimo de equipes é de 22, e existem dos mais variados países e tipos. Desde o Iraque à Inglaterra, de jogadores sub-20 à estrelas lendárias.

 

Crie uma pasta de testes

Para evitar que seu Brasfoot mude, recomendo que criem uma cópia da pasta, em seu desktop, de preferência. Assim, caso desista ou erre em algo no patch, o seu Brasfoot continuará com as mudanças anteriores, com os times editados de forma correta.

Depois da criação da pasta, apague todas as equipes, deixando-a desta forma:

Fique atento às subpastas escudos, camisas, camisas2, camisas3 e seleções. Elas não devem ser excluídas da pasta  teams

Bem, depois que criaste a pasta de testes, apagando os times e deixando as pastas subsequentes, vamos à próxima parte.

Escolha do país

Escolha o país de acordo com a facilidade e  conhecimento
Para os patchers de primeira-viagem, é uma escolha importante porém um tanto quanto difícil. Difícil porque se um cara escolhe fazer de Papua Nova-Guiné, ele só pode estar morando lá e conhecer todos os times, né? Portanto, comece fazendo pequenos packs, até mesmo pra você, sem estar postando-os em outros blogs. Comece, de preferência, por sua localidade, usando registros de times cadastrados no http://ogol.com.br ou o site da própria equipe.


Bem, escolheu seu país... Espero que os patchers iniciantes optem por algum mais conhecido, de preferência um estado brasileiro mais destacado. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.... estes são os mais observados.


Ah, e não tenha pressa, pois a pressa é inimiga da perfeição!

Obtenção de dados - Clubes

Começamos a entrar na parte difícil, que são as obtenções de dados para a construção dos times. Atributos como Nome completo, Nome abreviado, Técnico e Estádio são os mais fáceis. No caso das cores, se a equipe for tricolor, tente colocar as mais fortes como tema ou coloque a mais forte e a mais fraca. No caso do Grêmio, por exemplo, azul claro e branco combinam bem, assim como azul claro e preto. Bem continuando, o importante aqui está sendo obter os dados mais principais, que são Nível, Reputação e Nome do Arquivo.

Em Nível, você tem que ver o histórico do clube... Pertence a uma classe alta dos clubes? Quantos e quais são seus títulos? Tem alguma expressão no país ou é modesto? Seus jogadores são de destaque ou a maioria ainda tenta subir na vida? Quantos rebaixamentos desde sua existência? Qual seu papel de influência no país? Em que situação ele se encontra? Bem, claro que tudo isso vai influenciar. (Fiz uma tabela que reúne níveis e reputações. Você pode conferi-la clicando aqui.)

Agora a Reputação fica fácil, já que podemos levar em conta o Nível e a Tabela acima linkada. Mas será que só isso ajuda? Podemos também levar em conta a reputação da equipe no Brasfoot também. Na vida real ela também vai contar muito, mas no Brasfoot, é ela quem coordena as forças dos jogadores do time.

O Nome do Arquivo, embora fácil, deve ser igual ao nome do arquivo do time em questão, caso contrário poderá fazer com que o time fique duplicado no Brasfoot, o que, cá entre nós, não é nada bom para quem fez o patch. Enfim, na última configuração, Nome do Arquivo, você deverá colocar o nome do time assim como está na pasta original do Brasfoot. Por exemplo, o Icasa está com o nome de icasace_bra, portanto, caso esteja pensando em fazer uma atualização com o Icasa, o nome do arquivo deverá ser exatamente igual ao original.

Obtenção de dados - Jogadores atualizados


Está aí a parte mais difícil de se construir um patch: os jogadores. O bom é que se tem os jogadores, dependendo do nível do time, atualizados no Ogol ou até mesmo no site da equipe, mas mesmo assim sempre é bom dar uma olhada no histórico de cada jogador de acordo com seu site oficial ou até mesmo o Wikipedia. Qualquer site que dê uma informação no mínimo 80% confiável já é uma garantia de um patch mais elogiado futuramente.

Dica: Procure obter as informações mais confiáveis possíveis quanto aos jogadores. Evite pôr jogadores desnecessários, que estejam machucados ou que quase não atuam. Isso descredibiliza o patcher. Preste atenção à quantidade. Deixe estar entre 22 e 25 jogadores por equipe. Caso falte algum, aí sim você coloca algum que quase não atua. Quanto às estrelas, pesquisa seu histórico e veja se ele realmente deve ser estrela: seus gols, suas atuações, participações na seleção nacional, carreira... tudo isso conta!

Obtenção de dados - Características de jogadores


Sem dúvida, a parte que mais quebra a cabeça dos patchers. Mas nem é tão difícil dependendo do jogador. Alguns como Neymar, Xavi, Marcelo, Dedé ou Casillas podem ser rapidamente identificados, mas e alguns que têm menos destaque e menos holofotes apontados? 
Como fazer para saber suas características? Fácil não é, mas também não é impossível. Reuni aqui alguns atributos que classificam os jogadores por suas características. Fiz uma tabela descrevendo altura e peso, que poderá ser vista clicando aqui.
Claro que o método da tabela não é 100% eficaz, pois há jogadores com características que diferem dos seus pesos ou alturas. Eu indico também assistir aos jogos dos times desses jogadores, ver vídeos dele, enfim, pesquisar sobre como ele atua em campo, se é ofensivo ou defensivo, se joga marcando ou apoiando. O importante é descobrir da maneira mais eficaz suas duas características no Brasfoot. Se identificar que ele joga apenas de uma maneira, coloque uma única característica.
Quanto ao lado do jogador, também é fácil de ser encontrado, até porque é muito difícil que algum técnico varie e mude de lado um jogador habituado a outro. É comum encontrarmos canhotos pela esquerda e destros pela direita, mas também há canhotos que jogam na direita, como Hulk, e destros que jogam na esquerda, como Neymar, bem como jogadores destros ou canhotos que atuam pelo centro. Enfim, para determinar o lado, um vídeo ou uma boa fonte de informação ajuda bastante.

Para determinar um jogador estrela até que é fácil. Veja seu histórico, seus títulos coletivos e individuais, veja quantos gols ele já fez e quanto tempo. Um jogador estrela sempre é um ícone para a equipe, portanto, este deverá ser o destaque no Brasfoot também. Procure ver vídeos sobre esse jogador, assim você poderá ter mais certeza de que ele é mesmo estrela.

Opções extras - Escudos

Chamam bastante atenção dos Brasfooteiros os escudos personalizados, com o logo do time e outros enfeites/adornos ao redor. É comum alguns patches que venham com este material junto, pois é um bom artifício para alguém baixar o patch.

Sim, muitos patches dos mais baixados por aí vêm com escudos incluídos. Muitos destes têm um belo design, sendo um belo enfeite para o jogo, que fica um pouco mais elegante. É claro que tem o lado ruim, pois são pelo menos 22 imagens, o que pesa bastante e demora um pouco a mais para ser baixado. Em geral, muitos baixam escudos para deixar o Brasfoot com um design mais bonito, e maioria destes vêm em patches. Seus nomes também devem ser iguais aos dos seus times, porém com o final .png.

Opções extras - Camisas




Praticamente o mesmo dos escudos. Algumas vêm junto com patches e outras são baixadas separadamente. Muitos Brasfooteiros preferem ir atualizando as suas à medida que vão sendo feitas novas na vida real. Ninguém quer ter no seu Brasfoot uma camisa de 2007 do Corinthians sendo que podemos confeccionar uma de 2012, não é? Pois é, as camisas também têm a função de enfeitar o gramado do time. No Brasfoot, há a possibilidade da equipe ter até três camisas, cada qual em sua pasta: camisas, camisas1e camisas2. Assim como os escudos, elas deverão conter o nome do time e a extensão .png.

Fase final

Bom, depois de acabado seu patch, Gust, é hora de fazer a extração, porém não se esqueça de alguns detalhes:

  • Número mínimo de times: 22
  • Todos os nomes têm que conferir com os do Brasfoot, assim como os escudos e camisas
  • Instalador ou arquivos sem vírus
Tente ser o mais realista possível na confecção dos patches. Não coloque jogadores machucados ou que já saíram do time, e sempre saiba os titulares das equipes. A cada acerto, te aumentará um ponto.

Eleições Brasfooteiros do Ano

Aviso: Só para lembrar, o blog está apoiando o OptimusPrime, do Foot Brasil, para patcher do ano. Se você não votou ou quiser votar mais uma vez, o link para voto é este: http://www.sularts.com/brasfooteirosdoano/. Lembrando que estamos apoiando também: Tyko Morales (Brasfooteiro do Ano); Bruno Vieira (Skinner do Ano); Optimus Prime (Patcher do Ano e Revelação do Ano); Moisés Hipólito (Analista do Ano); Foot Brasil (Melhor Site). Conto com o seu voto, galera!

---
Bem, o post fica por aqui, mas se você quiser pedir mais tutoriais, fazer elogios ou críticas, estou à sua disposição para atendê-lo.
Feito por : Moisés Hipólito
Créditos : Dicas de Brasfooteiros